Windows 2019 RRAS Server unable to utilize DHCP server

Artigo Técnico Explicativo: Windows 2019 RRAS Server unable to utilize DHCP server

Este artigo técnico explica um problema comum que pode ocorrer em servidores RRAS do Windows 2019, onde o servidor não é capaz de utilizar o servidor DHCP para atribuir endereços IP aos clientes RAS. Este problema pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo permissões insuficientes para o serviço DHCP ou configurações incorretas no serviço RAS.
Para resolver este problema, existem algumas etapas que você pode seguir:
Adicione a seguinte chave de registro:
reg add “HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Dhcp” /v RequiredPrivileges /d “SeChangeNotifyPrivilege”\0″SeCreateGlobalPrivilege”\0″SeImpersonatePrivilege”\0 /t REG_MULTI_SZ /f
Reinicie o serviço DHCP:

$dhcpPID = $( tasklist /svc /fo CSV | findstr Dhcp).split(“,”)[1].replace(‘”‘,”)
stop-process $dhcpPID -force
Start-Service Dhcp

Reinicie o serviço RAS:

Restart-Service RemoteAccess

Se você não quiser seguir os passos 2 e 3, você pode simplesmente reiniciar o servidor RRAS após adicionar a chave de registro.
Após seguir estas etapas, o servidor RRAS deverá ser capaz de utilizar o servidor DHCP para atribuir endereços IP aos clientes RAS. Se você ainda estiver tendo problemas, verifique as configurações do serviço DHCP e do serviço RAS para garantir que estejam corretas.
Explicação técnica:
O serviço DHCP utiliza várias permissões especiais para poder operar corretamente. Se o serviço DHCP não tiver essas permissões, ele poderá não ser capaz de atribuir endereços IP aos clientes RAS.
A chave de registro RequiredPrivileges especifica uma lista de permissões que o serviço DHCP deve ter. Ao adicionar as permissões SeChangeNotifyPrivilege, SeCreateGlobalPrivilege e SeImpersonatePrivilege a esta chave de registro, você está garantindo que o serviço DHCP tenha as permissões necessárias para operar corretamente.
Reiniciar o serviço DHCP e o serviço RAS também pode ajudar a resolver este problema, pois isso garante que os serviços estejam iniciados e funcionando corretamente.